4 de dez. de 2007

MAIOR AUTORIDADE EM BÍBLIA DO MUNDO

O Dr. BART D. EHRMAN, autor de O QUE JESUS DISSE? O QUE JESUS NÃO DISSE? (Prestígio) é Ph.D. em Teologia pela Universidade de Princeton e dirige o Departamento de Estudos Religiosos da Universidade North Caroline.

Ao estudar os textos da Bíblia nos idiomas originais, o Dr. Bart surpreendeu-se ao perceber a incalculável quantidade de erros e alterações intencionais feitas pelos tradutores antigos.

O autor mostra no livro o enorme impacto que esses "erros" tiveram sobra a Bíblia que usamos hoje. Descreve minuciosamente o resultado de suas investigações pessoais e seus estudos dos manuscritos gregos, que o levou a abandonar sua posição ultraconservadora com relação aos textos das escrituras, abrindo-se para uma leitura mais isenta e mais próxima do que deve ter sido a idéia inicial.

Essas alterações dos textos originais foram resultado de mais de mil e quinhentos anos de manipulações de manuscritos pelos copistas, profundamente influenciados pelas controvérsias políticas, teológicas e culturais de seu tempo.

Os erros e as mudanças intencionais são tantas que há tremendas dificuldades de se reconstituir as palavras originais. Além disso o livro mostra a história que se esconde por trás das alterações que eclesiásticos políticos e copistas mal intencionados fizeram no Novo Testamento, causando grandes dificuldades de interpretação e compreensão da Bíblia, como ela nos é apresentada atualmente.

Este livro não é idiossincrático, é técnico e deveria ser lidos por todos aqueles que estudam profundamente o monoteísmo judaico e cristão.

3 comentários:

sonia a. mascaro disse...

Santilli! Que bela surpresa ver no seu sidebar a foto do meu post com os meus 50.000 visitantes! Muito obrigada! Que bela e incentivadora homenagem! Abraços!

sonia a. mascaro disse...

Ah, e o Bolo de Nescau da Alê está de dar água na boca! E a Enseada Azul está mesmo tentadora!

Gostei também de ver os meus amigos nos seus Blogs Amigos! Esse universo dos blogs é uma DELÍCIA!

Anônimo disse...

Esse é outro livro que gostei. Sua sinopse sobre o livro é tentadora.

Abr5aços