3 de dez. de 2007

UM CRISTIANISMO ABERTO E PROGRESSISTA

JOHN SHELBY SPONG foi bispo episcopal anglicano de Newark durante 24 anos até se aposentar.
Este livro UM NOVO CRISTIANISMO PARA UM NOVO MUNDO (Verus) é baseado numa série de discursos que ele proferiu em HARVARD.

SPONG procura mostrar, de forma corajosa e inovadora, que entendimentos tradicionais sobre Deus, Cristo, regras e dogmas da Igreja precisam ser revistos, pois não mais podem vigorar no mundo contemporâneo.

O autor defende os passos que deveremos seguir para reconstruir um cristianismo que seja aceito pelas gerações vindouras, nascidas e criadas numa sociedade completamente diferente daquela de dois mil anos atrás.

A luta de SPONG é desenvolver uma nova conceituação de fé que inclua os excluidos da Igreja, mostrando aos jovens fiéis uma conduta mais racional, justa e amorosa.

Sem que isso aconteça, ele vê poucas perspectivas de reverter a tendência de afastamento das gerações do século que ora se inicia do ambiente religioso anacrônico e rígido, que não mais atende seus anseios de justiça e de compreenção da vida.

É um livro corajoso de um religioso também corajosos, que na defesa de suas teses tem enfrentado o sectarismo e a oposição dogmática da Igreja.

Pessoalmente, não vi grande entusiamo dos religiosos atuais pelo livro, pois SPONG aborda questões delicadas como homossexualismo, aborto, pesquisas com embriões vivos, a vigindade de Maria, a ressureição de Cristo, entre outros assuntos polêmicos.

Nenhum comentário: